Ladakh e o novo choque

A chegada ao Ladakh foi peculiar.

Saí de Delhi no meio da madrugada, sem dormir. Depois de uma hora e meia de voo e um pouso de tirar o fôlego tirando fino das montanhas, estava em Leh, a capital da região. Ainda meio zonza de sono, o choque começou pelo aspecto térmico: de 35 para 3 graus. A língua já não era o hindi, e sim o ladakhi. A relegião não era a hindu, e sim a budista. Os locais parecem mais chineses que indianos (a cidade fica perto da fronteira com a China), embora tenha muitos indianos aqui. Não é a toa que esse local é conhecido como o pequeno Tibete.

A região é uma das mais remotas da Índia, e a beleza das montanhas que circundam o Ladakh é indiscutível. A cidade é bem pequena, e agora começou a baixa temporada. Eu imaginava que haveria mais turistas antes de o inverno começar para valer, mas muitos lugares (lojas, hotéis, cafés) já estão fechados e só voltam a abrir em maio. O clima de cidade meio deserta é o total oposto da loucura frenética de Delhi.

Por causa da altura de 3,5 mil metros, todos recomendam descanso nos primeiros dias  para evitar a famosa síndrome da altitude, mas a dor de cabeça e o cansaço com apenas alguns passos pela cidade são inevitáveis. A maximização do isolamento com o corte de energia, internet e telefone a toda hora é inevitável também.

Hoje é dia de procurar uma agência de viagem para empreender um passeio pela região, pois as belezas naturais são o maior atrativo do Ladakh. Até!

Anúncios

5 Comentários on “Ladakh e o novo choque”

  1. Cecília disse:

    que lindo!! quero ver mais fotos!! hehehe

  2. Aline disse:

    haha…

  3. Aline disse:

    vc se comunica em inglês?! bjs.


Comentários aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s