$$$$$$$

Ainda no esquema corra que a viagem vem aí (RIP Leslie), percebi ontem que as transações monetárias do próximo ano foram relegadas ao esquecimento. Isso faltando duas semanas para o desembarque em Delhi. Risos.

show-me-the-money

O bom de ser só mais um blog de viagem é que o assunto já foi esquadrinhado pelos papas da categoria. Um dos que confio de olhos semicerrados é o viajante profissional Ricardo Freire. Dá uma olhada no strike que ele faz sobre o assunto em apenas um post.

Nas férias, eu sempre levava a dupla extorsiva dinheiro vivo/cartão de crédito por pura preguiça de pensar. Dessa vez, tomei vergonha na cara e montei o seguinte esquema: cartão vinculado à conta do banco só no débito + segundo cartão de outro banco/bandeira só no crédito + cartão pré-pago + dinheiro. O foco está no cartão do banco ativado para saque/débito no exterior, como o Freire recomenda aqui. Meu banco também esclareceu melhor como funciona essa história (itens 7 a 11).

A inteligência recomendou levar cartão pré-pago, desses VTM e Cash Passport, com bandeira diferente do cartão do banco caso este dê zica. O bom é que os pré-pagos podem ser recarregados já no exterior, quando o aperto se aproxima, com saldo em 24 horas. (Atualização em 1 de outubro: acabei de descobrir que o pré-pago só tem vantagem se for usado na moeda dele (dólar, euro ou libra, por exemplo). Com as moedas da Ásia, cada transação da moeda local  para dólar é sobretaxada entre 3% e 5,5%. No banco , a taxa é de 1%. Quer dizer, o pré vai ficar mais para apoio mesmo. Outra descoberta: taxa de saque no pré-pago 2,5 dólares; taxa de saque no BB 12 reais).

Deixei o cartão de crédito assassino do IOF para compras online e emergências em lojas e caixas eletrônicos. O dinheiro em cash ficou para o dia a dia da rua.

Próximo!

Anúncios

12 Comentários on “$$$$$$$”

  1. Leo disse:

    Recomendo fazer mais de uma cópia do cartão VTM. Ele é fácil de ser engolido nos caixas de saque de dinheiro. Já aconteceu comigo 3 vezes este ano. Em 1 delas o caixa cuspiu de volta depois de 15 minutos mas nos outros dois não. E como eram domingo, não tinha nem como chamar alguém do banco local para ajudar.

    • deborazampier disse:

      Olá, tudo bem? É outro esquema contar com as dicas de quem já está há tanto tempo na estrada, obrigada mesmo! Pelo que entendi, o cartão pré-pago já vem com um de reserva, você acha que é o caso de pedir mais um? Será que eles dão? Também vi que você cita o VTM, mas estava pensando em pegar um Cash Passport, para ter um de saque Visa (o do banco) e outro Mastercard (o pré-pago), você tem notícias de quem usou esse? Ah, muito legal o blog de vocês, parabéns!

      • Leo disse:

        O cash passaport a gente não tem notícia não. Vou ficar devendo alguma dica.
        Como somos dois e cada um tem 2 cartões do VTM, acabamos ficando com 4. Mas acho que vale a pena pedir mais sim. Até porque no nosso caso apesar de serem 2 para cada um, eles são da mesma conta do BB.
        Ah, e eles são até semi-eficientes no caso de perda. Quando um dos nossos foi engolido, pedimos um novo para substituir e eles enviaram para a Alemanha para nós. Demorou uns 5 dias mas chegou.

      • deborazampier disse:

        Ótimo! Se descobrirem algo do Cash Passaport, então, dêem notícias por favor!

  2. Aline disse:

    como a gente faz para juntar dinheiro??!!! =/

  3. Livia disse:

    É bom só fazer atenção com o VTM pois aqui em Paris, nenhum estabelecimento pede a senha pra validar. O cartão passa automaticamente, só com a assinatura…Ou seja, se eu perco o VTM, perco todo o dinheiro que está nele! E na hora que fiz o cartão registrei senha e tudo e me garantiam que ele só funcionaria assim (é um cartão com chip)!

    • deborazampier disse:

      Pois é amada, sempre tem algum problema com esse VTM, por isso estou levando essa gangue toda de formas de pagamento (algum vai dar problema, sempre). Além disso que você falou, outra coisa que me preocupou foi a situação dos pré-pagos emitidos sem chip e nome impresso, o que muitas vezes não é aceito nos países. Olha essa notícia aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/02/leitores-relatam-problemas-com-o-vtm-do-banco-do-brasil/. No Facebook, o Leyberson me alertou que nem sempre quando inibimos a função crédito o negócio funciona no exterior, e corre o risco de acharmos que estamos comprando em débito, quando na verdade é crédito. ô vida!!!

      • Leo disse:

        Olha, meu VTM do banco do Brasil foi aceito em tudo que é canto. Só não consegui usá-lo no Vietnã e em máquinas de comprar passagem de trem da França. Mas é porque estas máquinas só funcionam com cartão de chip. No mais, tirando as engolidas, não tive problema com ele.
        Já cartões de crédito/débito de banco, temos um que é apenas débito mesmo. Já tentaram em lojas aqui na Europa do atendente se enganar e tentar passar ele como crédito e não funcionou.

      • deborazampier disse:

        Então, mas ele era um débito puro desde sempre ou vocês desativaram o crédito só para levar na viagem? Pelo que meu amigo falou, o cartão só é 100% confiável se tiver já nascido somente débito, aí fiquei com um pouco de receio e quase pensei em pedir outro para o banco somente com essa função. Quanto ao VTM no Vietnã, não funciona em nenhum lugar, nadinha? Eita, se for isso mesmo, já me programo de antemão!

      • Leo disse:

        Debora, realmente nosso cartão já nasceu como apenas débito. Pode ser por isso.

        No Vietnã, como as 3 primeiras tentativas foram infelizes, nos acabamos sacando dinheiro com o cartão do banco mesmo e passamos o resto da viagem usando dinheiro.

        O lado bom é que o Vietnã foi o país mais barato que passamos ali no Sudeste Asiático. Hotéis muto baratos e com ótima relação custo benefício e o melhor lugar em que comemos comida local, pagando valores irrisórios.

      • deborazampier disse:

        Pois é, já tinha falado com pessoas que visitaram o Vietnã e todos dizem que é uma das grandes surpresas da viagem, tanto pelo custo-benefício, quanto pelo povo e pelas comida incríveis! Meu contato de entrosamento com a Embaixada do Vietnã no pré-viagem também foi muito bom, enfim, ótimas expectativas!


Comentários aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s