Esquizofrenia anglo-indiana

Índia, yes sir.

Índia, yes sir.

Se eu tivesse que chutar qual foi o último lugar onde os ingleses estiveram antes de desocupar a Índia, eu diria Shimla. A sensação é a de que eles acabaram de sair, como uma família que precisa deixar a casa às pressas fugindo de algo. Tudo fica mais ou menos como estava, aquela presença ainda está ali, mas de um jeito meio estranho. Pudera, 1947 foi ontem mesmo.

O ar fresco e as lindas paisagens de pinheiros entre as montanhas em nada lembram o calor sufocante e poeirento das paragens mais ao sul. Não é a toa que os oficiais ingleses vinham para cá de mala e cuia com toda a família durante os tórridos meses do verão indiano.

Carros não entram na Shimla turística, e estar longe das buzinas pela primeira vez em semanas causa um tilt na percepção geográfica. Catarrar no chão, coisa tão natural para ambos os sexos, aqui é proibido. Fumar em qualquer local público: proibido. Fazer xixi na rua, proibido (por incrível que pareça isso é exceção, pois várias cidades têm mictórios estruturados no meio da rua, a coisa mais normal do mundo). Vacas e necessidades de vacas? Não se vê por aqui. De repente por isso o ar puro das montanhas se mantém tão imaculado.

Os prédios são ingleses. As ruas têm nomes ingleses. Jesus voltou a dar as caras em pelo menos três igrejas que achei pelo caminho. As roupas são as mais ocidentalizadas até agora, com lojas da Tommy Hilfiger, Lee, Benetton. O uniforme escolar das crianças é aquele terninho com suéter e gravatinha – calça social para os meninos, saia plissada para as meninas.

Esse é o lugar mais turístico que vi na Índia para os indianos, que vêm às centenas com toda a família ou em lua de mel. Turistas estrangeiros, só alguns senhores ingleses bem de idade. De repente saudosos do lugar onde passaram a infância. Ou de repente apenas curiosos sobre a remota Shimla da qual ouviram falar um dia.

****

p.s.: tirem suas próprias conclusões no álbum que acabei de carregar no Flickr.

Anúncios

4 Comentários on “Esquizofrenia anglo-indiana”

  1. Aline disse:

    faz muito calor aí?

  2. Patricia disse:

    “Jesus voltou a dar as caras” é bom demais, Debzie! :-)


Comentários aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s