Uaus

O “problema” de passar muitos meses viajando é que são tantas coisas incríveis pelo caminho que depois de um tempo fica difícil se impressionar com novas paragens. Mas a costa sudoeste da Tailândia conseguiu aquele efeito olhos-boquiabertos-com-tanta-coisa-linda.

Tipo isso

Tipo isso

Não que as ilhas do sudeste façam feio, muitíssimo pelo contrário. A festeira Koh Phagnan fica irreconhecível no marasmo das praias do norte, e embora cada dia mais ocidentalizada, Koh Tao mantém um clima largadão delicioso na costa sul e bons pontos para mergulho (apenas fuja do período pós-Full Moon Party que tudo dá certo). Só que, tirando uma coisa e outra – como a cênica ilha Koh Nangyuan – nada tão arrebatador. Brasileiros, temos o direito de exigir no quesito praia.

Linda e lotada Koh Nangyuan, 20 minutos de barco de Koh Tao

Linda e lotada Koh Nangyuan, 20 minutos de barco de Koh Tao

Já neste lado de cá, a natureza foi um pouco além. Estou nas vizinhas Ton Sai/Railay Beach, complexo de praias sem ondas que convivem em perfeita harmonia com manguezais, formações rochosas enormes e cavernas que chegam até a beirinha d’água. O lugar é perfeito para quem não associa necessariamente praia à preguiça, com vários pontos de trilha e escalada. Os intrépidos são premiados com vistas e lugares de incessantes “uaus” e “nossa, isso é o paraíso”.

Vista de Railay East e West depois de uma suada escalada usando cordas

Vista de Railay East e West depois de uma suada escalada usando cordas

Para completar, a região tem um fenômeno de maré de embasbacar. No final da tarde, o mar retrai dezenas de metros deixando a paisagem com um aspecto rochoso surrealista, reforçado pelos tons violeta do sol que já se pôs. Por volta das 9h30 da manhã seguinte, é impressionante observar a praia se formando de novo em poucos minutos.

Antes

Antes

Depois

Depois

A rústica Ton Sai atrai escaladores, grupos de amigos e casais desencanados e famílias mochileiras. Saem buckets e música eletrônica, entram coffee shops e Bob Marley covers. Já Railay e seus resorts boutique chamam turistas mais tradicionais em busca de sossego. Ou seja, tem para todos.

p.s.: perto daqui fica a estrela Koh Phi Phi, cenário do filme A Praia. Como não raro em Hollywood, a ultrafama veio acompanhada da má fama, e relatos indicam que o paraíso está tão sobrecarregado de turistas que o cenário anda meio desolador. A conferir.

Anúncios

6 Comentários on “Uaus”

  1. Bizie disse:

    Sinistríssimo! OBS: confirmado – em qualquer lugar paradisíaco do mundo existe cover do bob! ;)

  2. Maira disse:

    Adorei o Pôr-do-sol! bjs tinho

  3. Aline disse:

    Lindo, lindo!!! feliz por participar disso tudo!! bjs e parabéns!!!


Comentários aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s