Estilo Mianmar: coisas a saber

20140422-132300.jpg

Vaidade

“Se o país ficou tanto tempo fechado, eles não devem ligar tanto para beleza”. Há! Espelhos por toda parte refletem looks e penteados caprichados em fios loiros e vermelhos (homens e mulheres), sem falar nas trancinhas afro com fitas neon embutidas. Ah, e os homens adoram usar saia comprida, o longyi.

20140422-132227.jpg

Thanaka até em propaganda publicitária de cerveja

Sorry, MAC

Nunca vi ou ouvi falar de thanaka até chegar em Mianmar, onde o negócio é praticamente um símbolo nacional. 99% da população feminina e de bebês (e parte considerável de homens e de garotos) exibe essa maquiagem natural  no rosto e no corpo, a cor amarelo-pálida destoando grosseiramente do tom da pele. Dizem que suaviza, esfolia e protege do sol.

Crepúsculo

Só não choquei muito porque já tinha visto na Índia, mas aqui tem muito mais. Primeiro você repara em alguém cuspindo sangue pela janela do ônibus. Conversando com um local, a boca do interlocutor está toda manchada de carmim estilo terror B. Antes de correr temendo tuberculose ou ataque vampiro, saiba que esse vermelho vem do consumo da noz bétel, usada como um refrescante bucal. Passam o dia, mehor dizendo, a vida, mascando isso. (Não tive coragem de pedir uma foto da boca vermelha, mas é isso aqui).

Estilo!

Estilo!

Punks

Ex-colônia inglesa, Mianmar tem uma surpreendente ala fiel às roupas escuras, maquiagem (rosto branco, olhos pretos) e cabelos espetados, zanzando de moto para cima e para baixo.

Gananstai

Se tem um cantor que venceu na vida, versão Mianmar, ele atende por Psy.Em um país com influências culturais externas quase nulas, Gangnam Style é tão viva e popular como se tivesse sido lançada ontem. As crianças não param de cantar, os adultos assoviam. Sabe o toque de celular? Ele. Sabe aqueles brinquedinhos musicais chatos de camelô ? Aperta o botão e adivinha o que sai.

Tinindo

20140422-132419.jpg

Curral aquático

Além do tempero da comida e do calor (humano e ambiente), Mianmar e Brasil têm mais em comum: o gosto pela água e pela limpeza. A principal tradição anual consiste em jogar água uns nos outros por quatro dias. Ribeirinhos passam o dia tomando banho (muitas vezes levam junto os animais). Ruas e calçadas são lavadas e varridas todo o tempo. Uma das formas de adorar Buda é jogando água em suas imagens. Carros e ônibus são enxaguados a cada parada na rodovia, além de passarem por uma limpeza completa quando chegam ao destino. Segundo explicaram, a superstição garante proteção na viagem.

20140422-140223.jpgAgachamento

Assim como os demais países do Sudeste Asiático, Mianmar tem uma gama infinita de bodeguinhas baratas e barracas improvisadas vendendo comida de rua. Mas o que chama atenção mesmo é o tamanho das cadeiras e mesas, dessas para criança brincar de casinha. O porquê, me pergunto até hoje.

*de última hora, mas não menos importante* Que qué isso? No restaurante, o som alto de um beijo estalado, desses que no Brasil seria cantada da pior espécie com olhada feia de repreensão. Em Mianmar, apenas o jeito tradicional de chamar a atenção do garçom. Mesmo na décima vez, causa espécie.

Anúncios


Comentários aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s