O dia do deus-elefante

Imagem que recebi no email da Travel Parkz, agência de viagens de Mysore.

Imagem que recebi no email da Travel Parkz, agência de viagens de Mysore.

Minha caixa de entrada acaba de dizer uma verdade contundente: “Filha, você já está com um pé lá e outro cá”. Recebi um simpático email de uma agência de viagem indiana com a mensagem “Happy Ganesh Chaturthi!”. Por outro lado, nenhuma mensagem de empresa ou órgão brasileiro comemorando o Dia da Independência.

É curioso pensar que nossas tradicionais festividades passam batidas para bilhões de pessoas de outras culturas. Achei graça esses dias quando pesquisava futuras datas de palestras do Dalai Lama.  Elas foram encaixadas, aleatoriamente, entre 25 de dezembro e 3 de janeiro.

Por outro lado, nós ocidentais mal temos notícia do que mobiliza as pessoas do outro lado do mundo. O hinduísmo e seus milhões de deuses, avatares e festividades, por exemplo, parecem algo muito exótico e complexo para entender. Realmente é, mas aí que está a parte boa.

Representado com corpo humano e cabeça de elefante, Ganesha surgiu de um acidente provocado por um marido ciumento. Enquanto tomava banho, a deusa Parvati pediu para um menino vigiar a porta. Quando seu marido Shiva chegou e viu o rapaz, cortou a cabeça dele. Indignada, Parvati exigiu que algo fosse feito e Shiva mandou seus guardas trazerem a cabeça do primeiro ser vivo que encontrassem pelo caminho. O resto vocês já imaginam.

Segundo a jornalista Florência Costa (comprem Os Indianos!), o Ganesha Chaturthi é um dos festivais mais populares da Índia moderna, celebrado com especial dedicação em Mumbai, capital financeira da Índia. O deus-elefante simboliza a prosperidade, a sabedoria e a inteligência, além de ser considerado um removedor de obstáculos poderoso. Tudo a ver com os ideais emergentes despertados pelo crescimento econômico indiano das últimas décadas.

Em 2013, o festival será comemorado na segunda-feira (9). Feliz dia do deus-elefante, gente!


2 Comentários on “O dia do deus-elefante”

  1. Andrea disse:

    Happy Beautiful Ganesh day for you !!
    Beijosss


Comentários aqui!